09-03-2018
Durante a semana da segunda edição do Movimento Código Portugal, que decorreu em Dezembro, foram muitas as escolas que, por todo o país, participaram no desafio FCT NOVA CodingFest 2017.
Na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal foram anunciados prémios para as três escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, que conseguiram resolver os desafios especiais do FCT NOVA CodingFest 2017 com um menor número de blocos de programa.
As escolas vencedoras recebem como prémio um robô Ozobot Evo, um tabuleiro CodingFest, oferecidos pela FCT NOVA, e a visita ao FabLab mais próximo da sua localização, para imprimir no equipamento de corte de lazer, a placa alusiva ao seu lugar na classificação.
Foram seis as escolas (ver lista de escolas em baixo) que, até ao final de Fevereiro, visitaram o FabLab da sua região para receber entusiasticamente os respectivos prémios. Depois de visitarem as instalações dos FabLab, os alunos das escolas imprimiram a laser a sua placa do Movimento Código Portugal, receberam o robô e o tabuleiro CodingFest, seguindo-se uma divertida sessão de experimentação de programação do robô. As sessões de entrega de prémios contaram com a participação de colaboradores dos FabLab e de representantes da FCT NOVA, parceiros do Movimento Código Portugal.
Foi grande o entusiasmo de alunos e professores, uma experiência única!
Externato Champagnat
Conservatório de Música da Jobra
FabLab Porto | 9 de Fevereiro 2018
Conservatório de Música Jobra Educação
(Prémio especial de participação para o ensino artístico)
FabLab AltoMinho | 20 de Fevereiro 2018
Didáxis - Riba de Ave
(1º lugar do 2º ciclo, e 2º lugar do 3º Ciclo)
FabLab Lisboa | 20 de Fevereiro 2018
Externato Camilo Castelo Branco
(2º lugar do 1º ciclo)
FabLab Lisboa | 22 de Fevereiro 2018
Escola "Ave-Maria"
(1º lugar do 1º Ciclo)
FabLab Lisboa | 22 de Fevereiro 2018
Externato Champagnat
(3º lugar do 2º ciclo)